Como começar seu próprio podcast: Defina formato e assunto para o sucesso do seu programa
Essa é a segunda parte da série de posts sobre como começar a fazer um podcast. No primeiro post da série (se você ainda não viu, acesse aqui aqui), indicamos 3 perguntas que você deve se fazer para ter certeza de que quer começar um podcast.
Se você chegou aqui, é porque você respondeu SIM para as 3 perguntas e agora vamos ao próximo passo: sobre o que será o seu podcast?
Quando se trata de criar conteúdo, é recomendável começar com um assunto que você domine ou tenha facilidade em desenvolver. Lembre-se de que, se você pretende fazer o podcast com convidados, eles serão os responsáveis por trazer o conteúdo para o programa. No entanto, é da responsabilidade do anfitrião extrair o melhor do convidado, e isso é uma habilidade que vem com o tempo.
Persistência e consistência são as palavras-chave para o sucesso do podcast. Por isso, recomendo fazer uma lista de pessoas próximas que podem fornecer conteúdo relevante para o podcast e perguntar se elas estariam dispostas a participar do seu programa. Isso ajudará você a criar uma agenda de episódios e sair da inércia.
Próximas tarefas:
Definir o formato: com ou sem convidados, presencial ou online. Com convidados, eles criam o conteúdo com a própria história e você é responsável por extrair o melhor deles. Sem convidados, você é responsável pelo conteúdo do seu programa. Presencial é face a face, olho no olho e traz mais genuidade à conversa. Online é mais fácil e pode ser feito de qualquer lugar.
Definir o assunto: tema livre ou nichado. Exemplos de podcasts nichados são Tecnologia da Informação, Intercâmbio, Viagens, Finanças, etc. Já os de tema livre não possuem um tema específico e podem explorar diversos assuntos.
Depois de definir o formato e o assunto, é hora de providenciar os equipamentos necessários para fazer o podcast acontecer. Isso será discutido no próximo post.